14/02/11 | 15:12
Prefeitura chega à população com Bolsa Família Itinerante

A Prefeitura de Manaus entregou terça-feira (15), às 10h, dois micro-ônibus para serem utilizados nas ações sociais, especialmente o Programa Bolsa Família (PBF). A entrega foi feita pelo prefeito na sede da prefeitura. Os veículos são da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos ─ Semasdh, responsável pelo programa de complementação de renda. Durante a entrega dos ônibus o prefeito anunciou a inclusão de mais 1.767 famílias no PBF.

Os dois veículos do programa Bolsa Família Itinerante tem por objetivo, garantir
um atendimento mais efetivo do PBF na zona Rural da cidade e comunidades mais
distantes, cujas populações necessitam de atendimento ao programa, bem como outras ações da Semasdh.

Atualmente 102 mil famílias recebem o Bolsa Família do governo federal. Deste total, 66.063 recebem mais R$ 60 do Bolsa Família Municipal Consorciada (BFMC), criada pela Prefeitura no ano passado.

Os ônibus adquiridos pela Prefeitura Municipal de Manaus são financiados pelo Governo Federal. Cada veículo terá um assistente social, dois entrevistadores, um servidor da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e outro da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Eles terão a função de orientar as pessoas sobre os requisitos necessários para se cadastrarem no programa, bem como na expedição de
documentos.

“A nossa administração está muito voltada para o social. Nós somos o quarto município brasileiro que tem um programa próprio de bolsa família”, afirmou o prefeito.

Ele lembrou que além do Bolsa Família Municipal Consorciada, a Prefeitura mantém o Programa Bolsa Universidade, já tendo concedido mais de 11 mil bolsas em um ano e meio de vigência do programa, podendo este número chegar a mais de 30 mil quando for concluída a seleção deste ano. A administração atual criou o Banco da Gente voltado para o financiamento a micro e pequenos empreendedores.

Bolsa Família Municipal em números

O Bolsa Família Municipal é mais um dos compromissos de campanha do prefeito de Manaus que foi cumprido em sua administração. Em 2010 houve um aumento de 22,49% no número de famílias cadastradas e 21,39% no número de famílias habilitadas a receber o benefício graças à descentralização do atendimento, antes realizado somente na sede e atualmente também disponibilizado nos CRAS.