21/03/14 | 13:07
Hemoam agradece ao prefeito Arthur por emenda para o Hospital do Sangue

Uma emenda parlamentar ao orçamento da União, no valor de R$ 40 milhões, de autoria do prefeito Arthur Virgílio Neto, empenhada quando ainda era senador da República, vai garantir a construção do Hospital do Sangue do Amazonas.  O lançamento da pedra fundamental do hospital foi realizado na manhã desta quinta-feira (20), na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e contou com a presença da primeira-dama do município, Goreth Garcia, que representou o prefeito.

A solenidade que ocorreu no auditório da Instituição também serviu para a inauguração dos três novos laboratórios da Fundação: de Bacteriologia, de Genômica e de Testes de Ácido Nucleicos (NAT).

O Hospital do Sangue foi planejado para atender, inicialmente, a grande demanda de pacientes portadores de doenças do sangue. O valor do investimento do hospital está em torno de R$ 45 milhões e será construído na área que pertencia ao Hospital Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, localizado atrás do Hemoam, somando uma área total de 14 mil m². Sua inauguração está prevista o final do primeiro semestre de 2015.

Admiração

Segundo a primeira-dama, o prefeito sempre foi um admirador apaixonado pelo trabalho dos profissionais da Fundação Hemoam e a considera um modelo de gestão. “O Arthur sempre acompanhou o trabalho da Fundação e do grupo Raio de Sol e considera esses profissionais luzes nas vidas dos pacientes de doenças do sangue. Eu percebo o compromisso e a dedicação desses profissionais e também o empenho da direção, que se preocupa também em ter tecnologia de ponta, com a pesquisa e o tratamento”, disse.

Para Goreth Garcia, o Hemoam que já é referência no Norte do País em tratamento de doenças do sangue, após a construção do Hospital do Sangue, deverá ser o mais avançado centro de hematologia do Brasil.

Também participaram da solenidade, o vice-governador do Estado, José Melo, o secretário de Estado de Saúde, Wilson Alecrim, a diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia e o diretor-presidente da Hemoam, Nelson Fraiji.

Estrutura do hospital

A Unidade Hospitalar terá a seguinte organização: 140 leitos adultos (incluindo 20 leitos reservados para pacientes do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro) e leitos pediátricos, 16 leitos de UTI adulto e pediátrico, perfazendo 156 leitos hospitalares. Um ambulatório com 38 consultórios, Hospital-Dia, Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico para cirurgias de pequeno e médio porte, salas para vários tratamentos especializados, radioterapia e quimioterapia e demais dependências.

Fotos: Assessoria Semasdh